Como utilizar o Planejador de palavras-chave do Google

Nesse artigo eu vou te mostrar o passo a passo de como utilizar o Planejador de palavras-chave do Google de forma prática e rápida.

A maioria dos empreendedores cometem o erro de não fazer um levantamento adequado das palavras-chave que se relacionam com seus serviços e produtos antes de criarem seus anúncios no Google.

Não cometa esse erro
Anunciar no Google com palavras-chave erradas é comprometer o faturamento e jogar dinheiro na lata de lixo.

Siga a solução e acerte em cheio no planejamento
Por isso eu preparei esse passo a passo simples e didático, para que você utilize o planejador de palavras chaves do Google de forma adequada e crie anúncios que vão aumentar seu faturamento de forma totalmente escalável.

Você poderá utilizar esse passo a passo sempre que precisar para selecionar as melhores palavras-chave e gerar vendas todos os dias através do Google Adwords.

Vamos lá!

Você vai aprender na prática aqui

  • O que é o planejador de palavras-chave do Google?
  • Por que as palavras-chave são importantes para gerar vendas?
  • Como usar o planejador e selecionar palavras-chave que geram vendas?
  • Dica extra sobre o planejador de palavras-chave do Google Adwords.

O que é o planejador de palavras-chave do Google?

Essa é uma pergunta feita por muitas pessoas que querem planejar de forma efetiva suas campanhas no Google Adwords.

O Planejador de palavras-chave é uma ferramenta gratuita do Google AdWords para anunciantes iniciantes ou experientes. Ele traz para você uma lista de palavras-chave relevantes, ou seja, que tem um grande volume de pesquisas mensais.

Por que as palavras-chave são importantes para gerar vendas?

As palavras-chave são extremamente importantes, pois é através delas que seus anúncios serão exibidos no topo do Google. As pessoas pesquisam no Google utilizando uma série de palavras-chave, e saber como elas estão pesquisando é o fator chave para você aumentar seu faturamento.

Como usar o planejador e selecionar palavras-chave que geram vendas?

Para utilizar o Planejador de palavras-chave do Google você vai precisar:

1 – Ter uma conta no Google

Você precisa ter uma conta Google. Por exemplo, uma conta no Gmail.

2- Acessar o Planejador

Agora você vai acessar o planejar de palavras-chave nesse link oficial do Google.
Clique aqui -> Planejador de palavras-chave do Google

3-Fazer login no Google Adwords

Depois de fazer login no Google Adwords, clique em Abrir o planejador de palavras-chave anterior, como na imagem abaixo.

4- Procurar por novas palavras-chave

Depois que você fizer o login, clique na primeira opção como no exemplo abaixo.

5- Informe a palavra-chave

Abrirá um campo onde você poderá informar uma palavra-chave que se relaciona com seu produto ou serviço. Se você ainda não tem um negócio e deseja somente testar, você pode colocar a palavra-chave “Tênis Nike” e após isso clicar em obter ideias como no exemplo abaixo.

6- Listagem de palavras-chave e sua relevância

Depois que você clicou em obter ideias, o Google irá lhe mostrar uma lista com as palavras-chave mais relevantes e o número de pesquisas mensais, e também o lance sugerido do valor do clique para você anunciar.
Como no exemplo abaixo.

Você deve estar se perguntando, mas o que significa esse monte de informações que o Google exibe nessa tabela?

Vamos por partes para ficar mais claro!
Essa listagem são as ideias de palavras-chave que o Google armazena com base nas pesquisas que as pessoas fazem no Google.

Sobre as colunas da tabela do planejador de palavra chave

Coluna 1 – Palavra-chave (por relevância)

Nessa coluna são listadas as palavras-chave por ordem de relevância, ou seja, as que tem o maior volume de pesquisar por mês.

Coluna 2 – Média de pesquisas mensais

Essa coluna exibe o número de vezes que essa palavra-chave é pesquisada por mês, pelos usuários que utilizam o Google para comprar ou para conhecer os produtos ou serviços que os anunciantes oferecem.

Coluna 3 – Lance Sugerido

O Lance sugerido é o valor do clique que o Google estima, pode ser para menos ou para mais. Em resumo, é o valor que você vai pagar quando alguém clicar na palavra-chave que você está anunciando.
Para encontrar mais ideias de palavras-chave você pode refazer a pesquisa no campo de buscas que está em cima do gráfico azul na tabela.

Dica extra sobre o planejador de palavras-chave do Google Adwords

As palavras-chave exibidas no planejador tem um lance sugerido pelo Google, mas o que vai possibilitar você pagar menos nos cliques é a qualidade dos seus anúncios.

Um dos maiores fatores que o Google leva em consideração, é a página de destino do anuncio, pois ele sempre quer entregar o melhor resultado para quem pesquisa.

O erro de muitos que anunciam no Google
Vamos supor que eu estou anunciando “Curso de Inglês”, mas a minha página do site tem a seguinte url de destino, /curso-de-idiomas. Certamente o Google não iria dar uma boa nota para meu anúncio, e o custo para anunciar seria alto, pois a palavra-chave do anuncio não condiz com a página de destino.

O correto a se fazer para anunciar no Google
Se eu estiver anunciando com a palavra-chave “Curso de Inglês” o correto é ter uma página de destino com a url /curso-de-ingles. Dessa forma o Google irá dar uma boa nota para meu anúncio, ele ficará bem posicionado, e eu vou pagar menos pelos cliques em palavras-chave.

Essas são as colunas mais importantes do planejador de palavras-chave do Google Adwords.

Se você tiver alguma dúvida em como utilizar o planejador, deixe suas dúvidas aqui nos comentários que eu vou te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *